Pedro Miguel Rocha

Biografia

Pedro Miguel Rocha nasceu em Vouzela, em 1973, e reside em Lisboa, onde divide o seu tempo entre o ensino, a escrita e o empreendedorismo cultural.

Foi o autor e produtor do programa de televisão Contentor 13, emitido pela RTP2 entre janeiro de 2015 e julho de 2016, e é, atualmente, o coordenador do projeto escritores.online, um Motor de Busca sobre escritores de língua portuguesa apoiado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; pela Sociedade Portuguesa de Autores; pela Associação Portuguesa de Escritores; pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.; pela Rede de Bibliotecas Escolares; pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pelo Plano Nacional de Leitura.

Licenciou-se em Ensino de Português pela Universidade do Minho, tendo-se pós-graduado em Ciências da Informação e da Documentação pela Universidade Católica e em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa.

Defendendo uma aproximação cultural e social entre Portugal e a Galiza, integrou, no final da década de 90, a Associação de Amizade Galiza-Portugal. Frequentou um curso livre de Língua e Cultura Galega na Universidade do Minho e a cadeira de Língua e Literatura Galega ministrada na Universidade Nova de Lisboa. A sua ligação afetiva à Galiza está, aliás, patente em todas as suas obras, sendo considerado como "o escritor português de alma galega".

Em 2010, foi finalista do Prémio Literário Esfera das Letras. Venceu, em 2011, com a obra "O Eremita Galego", o Prémio Literário Maria Ondina Braga.

 

Obras publicadas:

Juntos Temos Poder  (2009)

Chegámos a Fisterra (2010)

O Eremita Galego  (2011)

Contos Peregrinos  (2014)